CONFERENCISTAS e suas CONFERÊNCIAS (por datas)

Abaixo, estão os conferencistas confirmados e seus currículos LATTES ou referencias (em ordem alfabética de acordo com os dias de apresentação):

1º. dia – 7 de julho

Elsa Regina Justo Giugliani (Tema: Políticas públicas em aleitamento materno: avanços e limitações nos últimos anos)
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1976), mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade de São Paulo (1980), mestrado em Maternal And Child Health - University of London (1986), doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade de São Paulo (1982) e pós-doutorado na Johns Hopkins University (1993). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando nos cursos de Pós-Graduação em Ciências Médicas: Pediatria e Pós-Graduação em Epidemiologia, pesquisador 1B do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e Coordenadora da Área Técnica de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Saúde Materno-Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: aleitamento materno, lactação, nutrição infantil e alimentação infantil.

Lilian do Espírito Santo (Tema: Amamentação na atenção básica: Rede Amamenta Brasil!)
Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979), Especialização em Enfermagem Obstétrica pela Escola Paulista de Medicina (1982), Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e Doutorado em Ciências Médicas: Pediatria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Materno Infantil da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Obstétrica e Aleitamento Materno, atuando principalmente nas seguintes áreas: enfermagem obstétrica, cuidado ambulatorial à gestante, puérpera e recém-nascido saudável e aleitamento materno. Coordenadora adjunta da Área Técnica de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas da Secretaria de Atenção à Saú do Ministério da Saúde, período 2008-2010

Ricardo Herbert Jones (Tema: Amamentação e o Continuum da Humanização)
Obstetra e Homeopata. Membro do Colegiado Nacional da ReHuNa – Rede pela Humanização do Parto e Nascimento.

 

 

2º. dia – 8 de julho

Celina Valderez F. Köhler (Tema: Aconselhamento e grupos de apoio: importância e atuação)
Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1979). Atualmente é enfermeira do Ministério da Saúde. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Aleitamento Materno, atuando principalmente nos seguintes temas: aleitamento materno, planejamento familiar, métodos anticoncepcionais, saúde da mulher e saúde da criança.


Cristiane Faccio Gomes
(Tema: Anatomia e fisiologia da sucção na amamentação)
Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995), mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002), doutorado em Pediatria [Botucatu] pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e conclui o Pós-Doutorado em Saúde Coletiva na Universidade Estadual de Londrina (UEL) em novembro de 2009. Atualmente é professor em tempo integral (T40) do Centro Universitário de Maringá nos cursos de Fonoaudiologia e Enfermagem. Tem experiência na área de Fonoaudiologia Hospitalar em Neonatologia, atuando e pesquisando principalmente nos seguintes temas: motricidade orofacial, saúde coletiva, aleitamento materno, neonatologia, eletromiografia, saúde da criança e alimentação infantil. Líder do grupo de pesquisa "Neonatologia e Pediatria" cadastrado no CNPq.

Erly Catarina de Moura (Tema: Uma visão nutricional do leite humano)
possui graduação em Nutrição pela Universidade de São Paulo (1977) , especialização em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1982) , especialização em Jornalismo Científico pela Universidade Estadual de Campinas (2002) , mestrado em Alimentos e Nutrição pela Universidade Estadual de Campinas (1989) , doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (1994) , pós-doutorado pela University of California (1996) , pós-doutorado pela San Jose State University (1995) e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (2005) . Atualmente é Consultora Técnica do Ministério da Saúde. Tem experiência na área de Saúde Coletiva , com ênfase em Epidemiologia. Atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação de serviços de saúde, saúde materna, saúde infantil, nutrição, epidemiologia e amamentação.

3º. dia – 9 de julho

José Martins Filho (Tema: A terceirização da infância e o desmame precoce)
José Martins Filho, graduado em Medicina na USP (FMRPUSP) em 1967. Doutorado em Medicina na UNICAMP em 1972. Livre docente em neonatologia (pediatria) na UNICAMP em 1982. Diretor da Faculdade de Medicina da UNICAMP (1988/1990). Vice Reitor da UNICAMP (1990/1994) e Reitor daquela Universidade de 1994 a 1998. Desempenha atualmente, como professor titular de pediatria (aposentado), as funções docentes na Pós graduação em Saúde da Criança e do Adolescente, vinculada à Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP. Atuou ainda como Pro Reitor Acadêmico e posteriormente de graduação na Universidade Cruzeiro do Sul em São Paulo. Atualmente é Assessor Acadêmico da Reitoria do Centro Universitário FIEO UNIFIEO, em Osasco SP.

Luciano Borges Santiago (Tema: Manejo Clínico da Lactação – superando os problemas mais comuns)
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM (1988), MESTRADO (1994) e DOUTORADO (2003) em Ciências da Saúde, área de concentração Pediatria, pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto USP. Residência Médica em Pediatria pelo MEC em 1989-90 e título de especialista em pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria em 2000. Atualmente é professor adjunto de pediatria das faculdades de medicina da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e da Universidade de Uberaba (UNIUBE). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Pediatria, atuando principalmente nos seguintes temas: aleitamento materno, alimentação e nutrição. Atual membro do Comitê de Aleitamento Materno da Sociedade Mineira de Pediatria e Presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria (2010-12). Presidente da Sociedade Regional de Pediatria do Vale do Rio Grande de Uberaba/MG (2007-10 e 2010-13).

Luís Alberto Mussa Tavares (Tema: O Bebe prematuro: Amamentação e Cuidado Individualizado - Uma questão de Direito.)
Pediatra. Membro do Comitê Permanente de Apoio e Proteção ao Aleitamento Materno de Campos dos Goytacazes. Cangurólogo. Poeta. Autor da Declaração Universal dos Direitos do Prematuro.

 

Roberto Issler (Tema: A importância da Certificação Internacional em Amamentação, IBCLC/ILCA)
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985) e mestrado em Ciências Medicas: Pediatria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993). Doutor em Saúde da Criança e do Adolescente, PG Saúde da Crança e do Adolescente, UFRGS (2009). Professor Adjunto do Departamento de Pediatria e Puericultura, Faculdade de Medicina, UFRGS. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Pediatria, atuando principalmente nos seguintes temas: atenção primária em Pediatria, aleitamento materno, posição de dormir, sono de lactentes e estado nutricional.

Pré conferência

Marcus Renato de Carvalho (Tema: Aleitamento Materno: desafio interdisciplinar)
Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especialização em Medicina Preventiva e Social pelo IMS/UERJ e Mestrado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz. Atualmente é professor do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É especialista em Amamentação pelo International Board Certified Lactation Consultant desde 2001. * Editor do site www.aleitamento.com desde sua fundação em 1996. Especialista em Comunicação & Saúde pelo ICICT - FioCruz. Coordenador do Curso de Especialização em Atenção Integral á Saúde Materno Infantil da Maternidade Escola da UFRJ desde 2006 e idealizador do CURSO de ESPECIALIZAÇÃO em ALEITAMENTO MATERNO. Editor do livro "Amamentação - bases científicas" já na sua 3a. ed. pela Editora GEN/Guanabara Koogan. * Coordena as listas de informação L-materno@ e L-canguru@ - UFRJ